Você já sentiu aquele frio na barriga só de pensar em encarar uma dinâmica de grupo? Apresentar soluções para os problemas levantados, responder a questionamentos e participar de atividades são alguns dos desafios que aparecem nesta etapa da seleção de emprego, temida pelos mais tímidos.
De acordo com Liliane Veinert, sócia-diretora da consultoria de recursos humanos CV Consult, a dinâmica de grupo é muito relevante para o recrutador sobretudo por uma razão. “O objetivo é ver como o profissional vai se comportar em situações semelhantes ao do ambiente de trabalho”, explica a executiva.
No entanto, as competências e habilidades avaliadas são particularidades do processo seletivo. Isto é, cada empresa terá sua própria maneira de levar as atividades. O segredo, então, é se destacar mesmo sem saber exatamente o que vai acontecer. Para isso, separamos dicas que podem ajudar nesta importante fase.
1- Passe uma boa impressão
Já dizia o ditado popular: “a primeira impressão é a que fica”. Portanto, esteja atento para chegar no horário, use roupas adequadas e cuidado com a postura – não seja desleixado nem aparente desinteresse.
2- Mostre-se atualizado sobre a empresa
Pesquisar sobre a empresa é sempre positivo, pois melhora a compreensão de como é dentro da organização, sua missão e seus valores. Essas informações vão ajudar a direcionar a maneira como você se posiciona.
3- Seja autêntico
Você não sabe qual o perfil de candidato que a empresa busca – um extrovertido com potencial para liderança ou aquele mais analítico e centrado em determinadas funções. Assim, o mais aconselhável é ser você mesmo, sem máscaras. Nada de assumir um personagem só porque acha que é isso que o recrutador espera.
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4- Mantenha a tranquilidade
Ficar nervoso antes da dinâmica de grupo é normal, mas respire fundo e tente falar de forma objetiva e sem pressa para ser melhor compreendido. Quanto mais tranquilo você estiver, mais fácil será cumprir com as atividades propostas. “O medo obstrui
e distorce a sua percepção”, lembra Liliane.
5- Saiba como interagir com outros candidatos
A habilidade de comunicação faz toda a diferença neste momento, por isso, veja os outros como membros de um time. Afinal, esta capacidade de trabalhar em equipe é um dos principais pontos analisados. Saiba defender suas opiniões sem ser agressivo, evite a informalidade em excesso, como gírias e expressões inadequadas.
6- Arrisque-se um pouco
Um toque de ousadia é bem-vindo em dinâmicas de grupo e aumenta a chance de se destacar dos outros. Lembre-se: ficar calado demais transmite insegurança. Faça perguntas sem se preocupar em ter as respostas prontas. E demonstre interesse e determinação, oferecendo-se para cumprir determinadas tarefas.
Viu só? Observando com atenção cada um desses 6 pontos e colocando em prática tudo o que sabe, emocional e tecnicamente, é certo que você estará mais próximo de conseguir o seu lugar no mercado de trabalho. Então, deixe os medos de lado, vista a melhor versão de você mesmo e seja bem-sucedido nessa missão.