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Além do home office: tendências que se tornaram o legado da pandemia

Publicado em 26/04/2021
Além do home office: tendências que se tornaram o legado da pandemia

Que o home office virou rotina depois das regras de distanciamento social, configuradas há mais de um ano pelo cenário da pandemia do novo coronavírus, todos sabemos. Mas você sabia que junto com ele outras tendências também vieram para ficar no meio profissional? Aceleradas ou fortalecidas, neste artigo você conhecerá 6 tendências que estão ganhando cada vez mais espaço nas empresas e como elas se encaixam no seu dia a dia no trabalho.

 

Leia também: 4 maneiras eficazes para engajar o colaborador (em tempos de novo coronavírus ou não)

 

Digitalização das empresas

Esta talvez seja a tendência que foi mais acelerada pela pandemia. Os ambientes virtuais foram a solução encontrada para manter negócios ativos e gerar receita, o que acarretou a necessidade de adaptação dos processos das empresas para acompanhar o novo ritmo.

Assim, a atuação on-line impactou as relações de trabalho e fez com que a maior parte dos processos e documentação ganhassem versões virtuais, abrindo mais oportunidades por conta da limitação geográfica reduzida. Bons exemplos são os processos seletivos totalmente digitais para novas contratações, bem como o impulsionamento do e-commerce para o varejo.

 

Inteligência Artificial

Também dentro da digitalização das empresas, as inteligências artificiais são uma alternativa para agilizar atendimentos e fazer pesquisas.

Os chamados bots são capazes de recolher informações que posteriormente serão tratadas pelo senso crítico humano, gerando insights com maior criatividade.

 

Leia também: Saiba por onde e como começar a digitalização do seu RH

 

Wirearquia

Com tantas telas intermediando o trabalho dentro de casa, conciliar todas as tarefas pode ser bastante difícil. O mesmo acontece com os líderes das empresas, que se viram obrigados a delegar melhor os afazeres. Por isso, a estrutura hierárquica que muitas companhias apresentavam está dando lugar a uma forma mais fluida de conduzir as atividades: a wirearquia.

Na wirearquia, a gestão é feita por projeto e com estrutura menos rígida que a tradicional hierarquia, o que, além de aliviar a sobrecarga laboral, permite que os funcionários desenvolvam melhor suas habilidades no ambiente de trabalho.

 

Aprendizado self service

Para aprimorar as habilidades, e já que somos guiados pelo princípio de “vivendo e aprendendo”, o tempo que antes era despendido em deslocamentos e o dinheiro usado com transporte passaram a ser investidos no aprendizado on-line.

A maior disponibilidade de cursos on-line, inclusive, ajudou a estimular esse novo hábito entre aqueles que agora despendem mais tempo dentro de casa. Para as empresas, aqui se abre uma janela para investir na capacitação pessoal dos funcionários, a partir dos interesses individuais que eles podem manifestar por meio de pesquisas internas.

 

Leia também: Retenção de talentos: desafio para o gestor mesmo em tempos de alto nível de desemprego

 

Valorização das soft skills

As relações de trabalho se adaptam conforme a sociedade também muda, e tempos difíceis afloram nosso senso de empatia e solidariedade. Esse é um dos motivos pelos quais valorizar as competências comportamentais é fundamental.

No ambiente profissional, cada vez haverá atenção voltada às habilidades interpessoais, com destaque para o reconhecimento de que nem sempre é melhor ter um funcionário bem capacitado tecnicamente, mas com problemas quando o assunto é lidar com pessoas.

 

Menos formalidade

Trabalhando no ambiente doméstico, o funcionário quer se sentir mais à vontade e vai se vestir como tal.

Isso refletirá diretamente no dress code nos escritórios de muitas empresas, as quais verão que um ambiente mais descontraído pode trazer bons frutos na produtividade.

 

Você já identificou alguma dessas tendências no seu cotidiano de trabalho? Viu alguma ideia que acha que pode ser legal para sua empresa? Compartilhe este artigo!

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