Tema de Fundo do Blog Repense | Multibenefícios GPA

Blog Repense | Multibenefícios GPA

Consumo consciente: o que é e como auxilia na economia doméstica

Publicado em 22/12/2020
Consumo consciente: o que é e como auxilia na economia doméstica

Ao falar sobre consumo consciente, muitas pessoas o associam somente ao lado ambiental, que é, de fato, muito importante. Entretanto, a diferença sentida no bolso com a adoção de comportamentos responsáveis também é muito significativa. Mas o que são, afinal, essas atitudes na prática?

O consumo consciente envolve uma série de ações que vão desde a preocupação com a forma de produção, uso e descarte de produtos até a inclusão de atividades mais sustentáveis no dia a dia, como a economia de energia.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Akatu constatou que o número de brasileiros que começaram a se preocupar com o tema em questão aumentou consideravelmente. Em 2012, 32% dos respondentes passaram do nível “indiferente” para “iniciante”; já em 2018, esse número chegou a 38%. A análise contemplou, além dos hábitos de consumo, o quanto algumas atitudes fazem parte da rotina dos entrevistados.

Leia também:

Descobriu-se, ainda, que o principal fator que leva os iniciantes ao consumo consciente é o financeiro. Por isso, separamos algumas dicas simples de economia doméstica que terão impactos positivos em suas finanças pessoais. Confira:

Abra as janelas e feche as torneiras

É fato que grande parte do orçamento doméstico é destinado às contas de água e luz, então, mudar alguns hábitos é fundamental para aliviar as despesas no fim do mês e ainda colaborar com o consumo consciente.

Há maneiras muito simples de implementar essas mudanças no dia a dia, entre elas, fechar a torneira enquanto se escova os dentes, diminuir o tempo debaixo do chuveiro, desligar aparelhos domésticos que não estão sendo utilizados e, sempre que possível, apagar as luzes e deixar a luz natural entrar em casa. Agora, se você realmente precisar deixá-las acessas, opte por lâmpadas de led, que consomem menos energia e apresentam maior vida útil do que as demais.

Organize sua ida ao mercado

Fazer uma lista de compras é essencial – tanto para não esquecer de nada como para não comprar em excesso. Outro ponto diretamente relacionado ao consumo consciente é a busca cada vez maior por alimentos orgânicos.

Segundo levantamento da agência de notícias CNI, 38% dos brasileiros estão preocupados com os impactos ambientais da produção sobre o meio ambiente e 36% topariam pagar mais caro por alimentos orgânicos. Ainda assim, é possível garantir um consumo sustentável sem peso no bolso. Para isso, uma boa alternativa é utilizar o Multialimentação no Pão de Açúcar, rede que conta com uma sessão especial para esses produtos.

Repense seus hábitos de consumo

É importante lembrar que, quando jogamos algo “fora”, estamos, na verdade, apenas repassando esse resíduo para algum outro lugar do planeta Terra. Após tomarmos consciência de que não existe “fora”, podemos adotar alguns hábitos simples e que aumentarão a vida útil dos produtos.

Antes de se desfazer de alguma roupa que já não te agrada mais, tente customizá-la. Provavelmente, você não vai gastar nada para ter uma peça nova e única. Além das roupas, veja também que outros materiais você descarta, mas que podem ganhar um outro significado. Isso se aplica desde embalagens plásticas, como as de sorvete, que podem virar vasilhas para sobras de alimentos, até mesmo guardar um papel de presente em bom estado para embrulhar outro item quando for presentear alguém.

Leia também:

São inúmeras as formas de se tornar um consumidor consciente. Pesquise sobre o assunto, comece a seguir essas dicas simples e não tenha dúvidas que essas atitudes farão diferença no seu orçamento doméstico e no futuro do nosso planeta.

Compartilhe

Artigos Relacionados

Sua Vida

Regra dos 50-15-35: saiba como ela pode organizar sua vida financeira

A regra dos 50-15-35 é um método simples de controle financeiro, que auxilia na divisão da sua renda de uma [...]

Publicado em: 24/11/2020

Sua Vida

Cardápio semanal: conheça as vantagens para sua saúde e para o seu bolso

O cardápio semanal nada mais é do que planejar todas as refeições que você pretende realizar em uma semana. Mas, [...]

Publicado em: 27/10/2020

Sua Empresa

3 maneiras de valorizar os funcionários em premiações de fim de ano

Recompensar as equipes pelos resultados alcançados e pelo desempenho ao longo do ano é essencial e demonstra reconhecimento pela dedicação [...]

Publicado em: 19/10/2020