Tema de Fundo do Blog Repense | Multibenefícios GPA

Blog Repense | Multibenefícios GPA

Funcionário estressado? Veja como gerenciar o estresse da equipe

Publicado em 09/12/2021

Categoria: Sua Empresa | Tags: gestão, Recursos Humanos

Funcionário estressado? Veja como gerenciar o estresse da equipe

O estresse no ambiente de trabalho é muito comum e todo funcionário, seja ele de RH ou não, sabe bem disso. E, quando encaramos a situação e decidimos fazer algo para lidar com ela, é que surgem as dúvidas.

Neste artigo, separamos 5 dicas para auxiliar você e sua equipe a gerir esse estresse e garantirem um ambiente de trabalho mais saudável. Continue lendo!

 

O que é o estresse e o que o causa?

Quando uma situação foge do controle ou nos pressiona, nosso corpo entra em estado de alerta. Isso é o que chamamos de estresse. Embora seja uma reação natural do nosso corpo, o excesso de estresse traz consequências que comprometem a saúde e a qualidade de vida, podendo ser fator de risco para o desenvolvimento de doenças graves.

 

Gerenciando o estresse da equipe

  1. Ambiente de trabalho confortável

Seja virtual ou presencialmente, se sentir à vontade no ambiente de trabalho é sempre imprescindível para a produtividade. Nesse quesito, a empresa pode investir em cores, móveis e espaços para estimular o funcionário no caso de um escritório físico.

Se o teletrabalho for a modalidade escolhida, o conforto fica por conta da disponibilidade de móveis ergonômicos. Por isso, o colaborador deve sempre dar preferência a móveis adequados em questão de altura da mesa, cadeira e tela, além de se atentar ao apoio para pés, pulsos e coluna.

 

  1. Incentivo à atividade física

Exercício físico é comprovadamente uma maneira de reduzir os níveis de estresse, pois estimula a produção de endorfinas. Esta é uma iniciativa que pode contar ou não com investimento por parte da companhia, podendo começar com as pausas para ginástica laboral e evoluir para convênios com academias.

  1. Melhore a comunicação

Quem não sabe o que está acontecendo de fato cria expectativas e pode acabar disseminando informação equivocada. Essa incerteza é o que pode comprometer a produção de funcionários que sofram de ansiedade, por exemplo. Além disso, encontrar a melhor maneira de se comunicar com cada equipe é um diferencial para manter a satisfação e produtividade dos times.

 

 

  1. Momentos de descontração

Dica de ouro! É melhor proporcionar um momento de descontração antes que o estresse fique crítico e alguém sofra de burnout. Assim, monte com os gestores uma agenda com pausas para bate-papos, gincanas, happy hour virtual ou presencial, palestras... São muitas as alternativas para fazer com que a equipe se sinta menos pressionada pelo trabalho em si. O importante é não negligenciar essa necessidade.

 

  1. Pesquisa de clima organizacional

A pesquisa é a ferramenta para acompanhar como está o andamento das atividades e dos profissionais, que oferece os dados necessários para a implementação de novas ações. Nas pesquisas, é sempre crucial que os funcionários sintam que realmente podem expor como estão se sentindo e dar sugestões. É importante também que o RH estimule a participação e mostre que este canal é para o bem de todos.

 

Gerenciando o próprio estresse

O que muita gente esquece é que o próprio profissional de RH também pode ficar sob estresse. Isso acontece porque acompanhar todas as outras áreas pode gerar sobrecarga. Além disso, a constante exposição aos problemas alheios tende a facilitar a mescla com as questões pessoais. Por isso, é aconselhável que o profissional de RH reflita periodicamente sobre seu próprio estado emocional, aplicando as medidas cabíveis para seu próprio bem-estar.

 

Agora que você já sabe como gerenciar o estresse de sua equipe, é só colocar tudo em prática. Não se esqueça de compartilhar este artigo com aquele colega de RH para vocês baterem um papo sobre o tema!

Compartilhe

Artigos Relacionados

Sua Empresa

Datas comemorativas: por que sua empresa deve celebrá-las

Afinal, com tantas datas comemorativas presentes no calendário brasileiro, por que celebrar a maioria delas dentro de uma empresa? Existe [...]

Publicado em: 10/05/2022

Sua Empresa

Data driven: como o RH pode ser otimizado pelos dados

Uma boa gestão de dados é muito importante para o mundo corporativo, principalmente quando falamos do setor de Recursos Humanos. [...]

Publicado em: 20/04/2022

Sua Empresa

Como criar um ambiente mais inclusivo para autistas se desenvolverem na empresa

O mês de abril é marcado pela conscientização mundial sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Aproveitamos a ocasião para [...]

Publicado em: 06/04/2022