Tema de Fundo do Blog Repense | Multibenefícios GPA

Blog Repense | Multibenefícios GPA

Gestão à distância: soluções que auxiliam o RH

Publicado em 26/01/2022
Gestão à distância: soluções que auxiliam o RH

A gestão à distância pode soar futurística, mas já é uma realidade. Segundo matéria da Forbes, empregadores estão buscando cada vez mais ferramentas de monitoramento de funcionários(as). Com a pandemia e a adesão permanente ao home office em muitas empresas, essas soluções ganharam visibilidade.

Mas, até que ponto esse tipo de tecnologia é uma aliada do RH e quando ela se torna invasiva para colaboradores(as)? Neste artigo, falaremos sobre isso.

 

Leia mais: Além do home office: tendências que se tornaram o legado da pandemia

 

Da batida do ponto...

Com o trabalho remoto, soluções de ponto eletrônico têm ajudado as empresas a substituírem o defasado relógio de ponto ou o famoso “caderninho”, no qual colaboradores(as) anotavam o horário de trabalho e assinavam para provar que estiveram na empresa naquele dia.

Agora, aplicativos com GPS integrado instalados no celular registram o horário que o(a) funcionário(a) entrou para trabalhar e de onde. A maioria dos aplicativos aceita a batida do ponto apenas após a câmera frontal registrar uma selfie, mostrando que aquela é a pessoa em questão.

A praticidade se estende para o RH na hora de fechar a folha de pagamento no fim do mês, enquanto o(a) colaborador(a) tem maior controle sobre seu banco de horas. Quer melhor gestão à distância do que essa?

Conheça três ferramentas assim:

Pontomaisgestão de ponto e performance Além de possibilitar o ponto de colaboradores(as) de qualquer lugar (mesmo sem internet), traz cálculo de horas trabalhadas, horas extras, faltas etc.

FolhaCerta — gestão de ponto e performance

É um aplicativo de gestão de funcionários e rotinas trabalhistas para empresas, gestores(as), colaboradores(as) e RH. É possível gerenciar férias, banco de horas, ponto, entre outras atividades.

HCM Senior — gestão de pessoas

É uma solução que integra as informações do RH em um único sistema, possibilitando simplificar a gestão de talentos, remuneração, administração de pessoal etc.

 

 

Leia mais: Trabalho híbrido: grande tendência para retomada pós-pandemia

 

... à gestão de tarefas

Outras ferramentas que estão se popularizando são as que gerenciam fluxo de trabalho, como o famoso Trello. Das mais simples e gratuitas até as pagas e com mais recursos, esse tipo de solução pode ser eficaz para organizar as tarefas entre os(as) colaboradores(as) e garantir que tudo seja realizado de forma correta.

Esse tipo de tecnologia também torna possível medir a produtividade da equipe e até de um(a) funcionário(a) em específico. Isso porque, geralmente, essas ferramentas geram relatórios detalhados com horários de início e término das tarefas, calculando o tempo médio de cada uma.

Confira três soluções assim:

Zelizz — análise de engajamento Por meio de softwares de gestão colaborativa, traz ferramentas on-line para avaliar e divulgar a cultura da empresa e desenvolver pessoas.

Software Avaliação — gestão de desempenho A ferramenta possibilita fazer avaliação de desempenho por meio de metas previamente estabelecidas, de forma a garantir recompensas com base nas melhores performances.

Bitrix24 — comunicação interna Entre várias soluções, a empresa oferece uma que funciona como intranet, favorecendo a comunicação interna e possibilitando a divulgação da cultura da empresa para seu público interno. Leia mais: Além do home office: tendências que se tornaram o legado da pandemia

 

Essas formas de gestão à distância são invasivas?

A resposta para essa pergunta é complexa. Por isso, antes de indicar taxativamente que essas medidas comprometem a liberdade individual dos(as) colaboradores(as), sugerimos que a empresa abra diálogo com os seus times antes de adotar alguma delas.

Vale lembrar também que, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em vigor, o RH e a empresa passam a ter ainda mais responsabilidade em manter a confidencialidade dessas informações.

 

Sua empresa já utiliza alguma dessas soluções ou está pensando em implantá-las? Compartilhe este artigo com os(as) colegas para discutirem o assunto!

Compartilhe

Artigos Relacionados

Sua Empresa

Datas comemorativas: por que sua empresa deve celebrá-las

Afinal, com tantas datas comemorativas presentes no calendário brasileiro, por que celebrar a maioria delas dentro de uma empresa? Existe [...]

Publicado em: 10/05/2022

Sua Empresa

Data driven: como o RH pode ser otimizado pelos dados

Uma boa gestão de dados é muito importante para o mundo corporativo, principalmente quando falamos do setor de Recursos Humanos. [...]

Publicado em: 20/04/2022

Sua Empresa

Como criar um ambiente mais inclusivo para autistas se desenvolverem na empresa

O mês de abril é marcado pela conscientização mundial sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Aproveitamos a ocasião para [...]

Publicado em: 06/04/2022