Tema de Fundo do Blog Repense | Multibenefícios GPA

Blog Repense | Multibenefícios GPA

Incentivo e premiação: quais os resultados para a empresa?

Publicado em 21/09/2021
Incentivo e premiação: quais os resultados para a empresa?

Os programas de incentivo e premiação podem gerar algumas dúvidas antes de sua implantação. Para os gestores, os resultados dessa iniciativa costumam ser a principal questão. Por isso, Multibenefícios preparou um artigo para esclarecer a diferença que o incentivo pode fazer nas empresas. Continue lendo!

 

Afinal, o que são programas de incentivo e premiação?

Os programas de incentivo e premiação nada mais são que políticas pensadas para encorajar e impulsionar as equipes internas e os parceiros de negócios. As campanhas para estimular os(as) funcionários(as) devem ser pensadas como investimentos ao invés de gastos. Isso porque os benefícios colhidos são maiores que o montante aplicado na ação.

Os pilares desses programas são a motivação, o reconhecimento e a recompensa. Trabalhando essas três frentes, a empresa consegue avançar em métricas que você acompanha a seguir.

 

Leia mais: Reaquecimento econômico: como atrair e reter talentos

gráfico composto por moedas empilhadas

Melhora da lucratividade

Lembra que dissemos que os programas devem ser encarados como investimentos? O motivo é justamente o retorno que a ação gera no quesito lucro.

O processo para melhorar os resultados financeiros da empresa passa pela disposição da equipe em alcançar objetivos, e isso depende muito não só da motivação pessoal de cada um, mas também do empurrãozinho corporativo e do clima organizacional.

Um time engajado tem propensão a se dedicar nas atividades e metas da empresa, e trabalhar para alcançá-las em um menor espaço de tempo. Pense nisso.

 

Melhora da produtividade

Mais um desdobramento da motivação ocasionada pelo incentivo. Às vezes, o que falta para um(a) funcionário(a) melhorar a produtividade é sentir que esse esforço a mais vai gerar reconhecimento e fazer alguma diferença em sua vida.

Atividades simples do dia a dia podem contar com maior empenho quando existem razões de interesse mais próximas do indivíduo que as executa.

 

Leia mais: Trabalho híbrido: grande tendência para retomada pós-pandemia

 

Cumprimento das metas organizacionais

O cumprimento de metas pode ser um desafio para empresas e equipes diversas. Dependendo da meta e do objetivo, pode ser demandado muito mais trabalho das equipes, e elas podem sentir falta de uma recompensa pelo esforço.

Para serem cumpridas, as metas precisam estar alinhadas com a motivação geral e a otimização produtiva, o que acaba melhorando a lucratividade.

 

representação holográfica de emojis simbolizando o nível de satisfação

Desenvolvimento da boa imagem da empresa

Em um primeiro momento, isso pode parecer estranho, mas é sim um dos benefícios das políticas de incentivo. A imagem da empresa depende de muitos fatores e, no que diz respeito à parte interna, trata-se da forma como quem faz a companhia é tratado.

Com as premiações, a empresa demonstra que está preocupada em reconhecer seus(suas) colaboradores(as) e disposta a investir neles, ou seja, demonstra valorização. Para o público externo, a imagem que fica é de dinamismo e humanização, o que pode se alinhar com as expectativas de futuros membros da equipe e parceiros de negócios.

 

Leia mais: 4 técnicas para ser mais produtivo no trabalho

 

Retenção de talentos

A alta rotatividade pode ser um verdadeiro pesadelo para quem é gestor. Isso acontece por conta da imagem passada aos parceiros de negócios e à própria equipe, além de gerar custos não previstos e recorrentes com novas contratações e treinamentos.

Com a política de incentivo, a empresa é capaz de trabalhar os aspectos que estimulam a permanência do funcionário na organização, mantendo assim também a expertise dessas pessoas.

 

homem sentado sorrindo segurando cartões Multibenefícios

Quem diria que uma política relativamente simples poderia render tanto, não é mesmo? Para colocar em prática os programas de incentivo e ver todos esses resultados, você e sua empresa podem contar com os produtos de Multibenefícios.

Totalmente livres de custos ou taxas para quem dá e quem recebe, os cartões Multicash e Multicash Natal são uma alternativa rápida, prática, segura e democrática de promover campanhas internas e externas durante o ano todo. Ligue para 3004-2022 ou acesse www.multibeneficiosgpa.com.br para contratar!

Compartilhe

Artigos Relacionados

Sua Empresa

Datas comemorativas: por que sua empresa deve celebrá-las

Afinal, com tantas datas comemorativas presentes no calendário brasileiro, por que celebrar a maioria delas dentro de uma empresa? Existe [...]

Publicado em: 10/05/2022

Sua Empresa

Data driven: como o RH pode ser otimizado pelos dados

Uma boa gestão de dados é muito importante para o mundo corporativo, principalmente quando falamos do setor de Recursos Humanos. [...]

Publicado em: 20/04/2022

Sua Empresa

Como criar um ambiente mais inclusivo para autistas se desenvolverem na empresa

O mês de abril é marcado pela conscientização mundial sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Aproveitamos a ocasião para [...]

Publicado em: 06/04/2022