Tema de Fundo do Blog Repense | Multibenefícios GPA

Blog Repense | Multibenefícios GPA

Inteligências Artificiais: como elas estão presentes no mercado de trabalho

Publicado em 14/01/2022

Categoria: Sua Empresa | Tags: Recursos Humanos, trabalho

Inteligências Artificiais: como elas estão presentes no mercado de trabalho

Antes somente um tema dos livros e filmes de ficção científica, as inteligências artificiais (I.A.) estão se tornando cada vez mais presentes no nosso dia a dia. E, no mercado de trabalho, não poderia ser diferente. Neste artigo, falaremos um pouco de como as inteligências artificiais estão intervindo no cotidiano das empresas.

As I.A.s entre nós

Segundo matéria da Forbes, o Fórum Econômico Mundial prevê que o aumento dos processos de automação e das inteligências artificiais contribuirão para a criação de 97 milhões de novos empregos até 2025. A estimativa vai contra os cenários pessimistas que sempre rondaram a aplicação desse tipo de tecnologia no trabalho. Afinal, o que se dizia é que eles substituiriam a mão de obra humana.

Mas, a realidade é que as I.A.s já estão entre nós. Em serviços de atendimento do comércio, por exemplo, os bots (nome popular desse tipo de “software robô”) são responsáveis por fazer uma primeira triagem das dúvidas dos(as) clientes via chat até que eles(as) sejam encaminhados(as) para atendentes humanos.

 

Leia mais: RH 4.0 - Como aplicar esta tendência do mundo corporativo

 

Quanto mais avançado, melhor para as pessoas

As previsões ainda dizem que o desenvolvimento de inteligências artificiais para a realização de processos complexos auxiliará humanos a desenvolverem mais suas competências e soft skills, em diversas funções.

Uma vez que os robôs estarão focados em tarefas mais repetitivas, como angariar dados, gerar relatórios e organizar arquivos, humanos poderão dedicar sua atenção para áreas que exijam criatividade, estratégia, análises mais profundas e imaginação, por exemplo.

 

Leia mais: Além do home office: tendências que se tornaram o legado da pandemia

 

E no RH? Há espaço para inteligências artificiais?

Inteligências artificiais também devem encontrar seu espaço na área de Recursos Humanos em breve. Soluções que organizam bancos de currículos para que analistas possam buscar profissionais pelas competências desejadas é uma das aplicações.

Ou ainda, sistemas que tabulem dados de avaliações comportamentais para que os(as) colaboradores(as) da empresa sejam acompanhados(as) e desenvolvidos(as) individualmente.

Assim, seja para o RH ou para diversas outras áreas, no que diz respeito à adoção das inteligências artificiais, o céu é realmente o limite para suas aplicações e benefícios que podem trazer para a humanidade.

Sua empresa já vislumbra as facilidades proporcionadas pelas inteligências artificiais? Compartilhe este artigo com colegas para discutirem o tema!

 

Compartilhe

Artigos Relacionados

Sua Empresa

Datas comemorativas: por que sua empresa deve celebrá-las

Afinal, com tantas datas comemorativas presentes no calendário brasileiro, por que celebrar a maioria delas dentro de uma empresa? Existe [...]

Publicado em: 10/05/2022

Sua Empresa

Data driven: como o RH pode ser otimizado pelos dados

Uma boa gestão de dados é muito importante para o mundo corporativo, principalmente quando falamos do setor de Recursos Humanos. [...]

Publicado em: 20/04/2022

Sua Empresa

Como criar um ambiente mais inclusivo para autistas se desenvolverem na empresa

O mês de abril é marcado pela conscientização mundial sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Aproveitamos a ocasião para [...]

Publicado em: 06/04/2022