Tema de Fundo do Blog Repense | Multibenefícios GPA

Blog Repense | Multibenefícios GPA

Do planejamento ao preparo: saiba como melhorar o seu cardápio semanal

Publicado em 23/02/2021
Do planejamento ao preparo: saiba como melhorar o seu cardápio semanal

Já dividimos com você o quanto planejar as suas refeições semanais pode te auxiliar a alcançar não apenas uma alimentação mais regrada e saudável, mas, também, a economizar no mercado. Não lembra? Confira aqui.

Hoje, o blog Repense preparou dicas para te ajudar a organizar o seu cardápio semanal de forma prática, a otimizar suas compras e a conservar seus alimentos (e o seu tempo). Confira:

O primeiro passo

Pense quais são os pratos que você quer consumir durante a semana e veja quais alimentos já possui em casa. Depois, faça uma lista com tudo o que precisará comprar para elaborar as refeições. Assim, sua ida ao mercado será mais rápida, você conseguirá economizar e garante que nenhum ingrediente seja esquecido ou comprado a mais.

Leia também: Alta de preços exige mais atenção na hora das compras

Uma dica interessante é optar por alimentos versáteis, que podem ser inclusos em diversos pratos. Isso ajuda a otimizar as compras e o preparo.

Na ponta do lápis

Depois de ter escolhido as refeições e realizado todas as compras necessárias, monte uma espécie de calendário para saber exatamente qual prato consumir em cada dia. Essa organização te ajuda a montar uma dieta balanceada, com todos os grupos de alimentos que você precisa, além de facilitar que você lembre de todos os preparos que realizou para não deixar nenhum para trás.

Lembre-se: um profissional de nutrição pode te ajudar a montar um cardápio ideal para suas necessidades, mas não deixe de fora verduras, frutas e legumes. Na rede GPA, você encontra opções fresquinhas de hortifruti, como na 4ª Extra, que traz a qualidade de sempre com preços ainda mais especiais.

Leia também: Qualidade do hortifruti é fator decisivo na escolha do supermercado, revela pesquisa

Como organizar?

Ter esse calendário sempre à disposição facilita muito a rotina de quem opta por um cardápio semanal e existem várias maneiras de desenvolvê-lo. Você pode usar o bom e velho papel, optar por uma planilha no celular ou, até mesmo, utilizar modelos prontos disponíveis on-line. Seja como for, o importante é ter tudo planejado para partir para a ação.

Mão na massa

Definidas as receitas que serão preparadas, os dias em que elas serão consumidas e com os alimentos à disposição, é hora de cozinhar. Primeiro, é importante pensar na quantidade de comida que você costuma comer, a fim de garantir que não haverá desperdício.

Separe um momento, de preferência no início da semana, para adiantar o máximo de processos possíveis, como deixar alguns ingredientes picados ou cozidos, por exemplo. Faça do freezer o seu aliado, já que alguns alimentos podem ser congelados, sem perder o sabor e os nutrientes, e isso ajudará a conservá-los por muito mais tempo. Saiba como armazenar e por quanto tempo cada um pode ficar no congelador clicando aqui.

Agora, é só colocar todas essas dicas em prática e garantir uma dieta balanceada que ainda te ajuda a ganhar tempo no dia a dia.

 

Compartilhe

Artigos Relacionados

Sua Empresa

ESG e Sustentabilidade: como o RH pode atuar?

É preciso preservar o meio ambiente. Disso, ninguém duvida. Mas, a cada reunião, simpósio ou encontro entre nações fica claro [...]

Publicado em: 21/07/2022

Sua Empresa

Gamificação - Como jogos podem engajar e motivar o time

É difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha ficado horas na frente de alguma tela para passar de uma fase [...]

Publicado em: 13/07/2022

Sua Empresa

LGPD: O que o RH precisa saber sobre a lei

Apesar de a LGPD (sigla para Lei Geral de Proteção de Dados) já estar em vigor desde 2018, a adesão [...]

Publicado em: 27/06/2022