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RH 4.0 - Como aplicar esta tendência do mundo corporativo

Publicado em 16/11/2021

Categoria: Sua Empresa | Tags: gestão, Recursos Humanos

RH 4.0 - Como aplicar esta tendência do mundo corporativo

 

O RH 4.0 nasce da Revolução 4.0, que já é uma realidade há mais tempo do que normalmente nos lembramos. E, dada sua presença em todas as esferas da indústria e das relações humanas, não seria diferente com a área de recursos humanos das empresas.

O RH 4.0 se propõe a aplicar os princípios dessa nova era nos processos que envolvem o principal ativo de uma companhia: as pessoas.

Acompanhe a leitura para aprender mais!

 

Leia mais: Reaquecimento econômico: como atrair e reter talentos

 

O que é RH 4.0?

O RH 4.0 nada mais é do que um nome dado ao novo conjunto de processos e melhorias que vêm sendo aplicadas na gestão de pessoas a partir do que há de novo no mercado tecnológico.

Basicamente, assim como outros setores, a gestão de pessoas é modernizada com ferramentas tecnológicas. Essas ferramentas, além de otimizar processos, facilitam a visualização e o planejamento de metas e resultados. Trata-se, então, de um uso inteligente da tecnologia da informação para aproveitar o potencial dos processos produtivos.

 

 

Pilares do RH 4.0

Quando o RH 4.0 é implementado, os sistemas escolhidos para auxiliar na gestão ficam responsáveis por apoiar na coleta e modelagem dos dados, o que vai influenciar na administração das equipes e na tomada de decisões estratégicas.

Mas, para que isso funcione de fato, existem três pilares que sustentam o modelo e que precisam estar bem definidos:

1) Tecnologia

Este é o princípio que abrange novas ferramentas e seus usos. O principal ponto a ser considerado neste pilar é a aplicação para otimização. Isto significa que, com os recursos tecnológicos disponíveis, os profissionais de RH são habilitados a automatizar processos, como os seletivos e de gestão comportamental.

Além disso, a tecnologia é aliada na hora de flexibilizar as formas de trabalho e seu acompanhamento, o que satisfaz tanto o lado do empregador(a) quanto do(a) funcionário(a).

 

Leia mais: Além do home office: tendências que se tornaram o legado da pandemia

 

 

2) Estratégia

Este é o pilar que agrega valor à adoção de tecnologia na gestão de pessoas. Como toda empresa tem uma estratégia definida, incorporá-la aos usos e automatizações é a forma de garantir que o uso de novos recursos seja bem aproveitado.

Dessa forma, o setor de RH passa a fazer parte do planejamento estratégico da organização. Isso porque os sistemas auxiliam na coleta e metodologia de análise dos dados que podem trazer mais resultados à companhia.

 

3) Gestão comportamental

O último pilar diz respeito a como a união entre os outros dois, de fato, se aplica. Aqui está envolvida toda a questão de análise de perfis comportamentais, permitindo que a empresa entenda melhor os pontos fortes de seus profissionais.

Em resumo, os sistemas provêm os dados, a estratégia dá o direcionamento e a gestão comportamental cruza as duas visões para planejar e montar times mais eficientes.

 

Leia mais: Trabalho híbrido: grande tendência para retomada pós-pandemia

 

Como aplicar o RH 4.0

A aplicação bem-sucedida da gestão 4.0 depende, para além da consonância entre os pilares do modelo, do entendimento de que a tecnologia é um potencializador das equipes.

Com essa premissa, fica mais fácil avaliar os softwares de gestão disponíveis no mercado para a necessidade de sua empresa. Esse trabalho de escolher o software ganha ainda mais assertividade quando realizado em conjunto com uma consultoria especializada.

 

O RH da sua empresa está pronto para adotar o modelo 4.0? Conte-nos nos comentários e compartilhe esse artigo com a sua equipe!

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