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Veja como o marketing interno ajuda a desenvolver o sentimento de pertencimento do funcionário

Publicado em 18/07/2019

Categoria: Sua Empresa | Tags:

Veja como o marketing interno ajuda a desenvolver o sentimento de pertencimento do funcionário

O sentimento de pertencimento no trabalho é a evidência de que o colaborador está integrado à empresa, às suas atividades e aos seus resultados. Portanto, é papel da organização oferecer um ambiente saudável que facilite o desenvolvimento desse sentimento.

O funcionário é o melhor influenciador para a empresa. É por meio dele que a marca será representada, de forma positiva ou não. Se o colaborador não se sente parte da organização ou está desmotivado, a imagem dela é colocada em risco. Por isso, vale ressaltar que motivá-lo e inspirá-lo deve ser uma das grandes preocupações do RH.

Sabemos que demonstrar a importância que o funcionário tem para a empresa não é uma tarefa fácil e oferecer um bom salário para “forçá-lo” a se sentir feliz não traz muitos resultados. O setor de Recursos Humanos precisa se preocupar com o marketing interno e se dedicar a realizar campanhas e ações para que ele comece a sentir esse pertencimento e passe a se orgulhar de fazer parte do time no qual está inserido.

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A empresa ROIT, especializada em Consultoria e Contabilidade, é um exemplo de como pequenas ações internas podem causar grandes transformações. Para tentar descrever o que é ser um “ROITER”, a companhia criou avatares dos funcionários e os espalhou pela empresa juntamente com uma frase feita por cada um deles.

Funcionários com seus avatares desenvolvidos pela empresa.

Além dos avatares, foram distribuídas canecas personalizadas com a foto do avatar e a frase em que cada um dizia o que é ser um “ROITER”. A campanha foi realizada com o objetivo principal de despertar o orgulho deles em pertencer à empresa e de promover a integração dos colaboradores.

Carla Martins, funcionária da ROIT, conta o que sentiu. “Foi uma surpresa chegar no trabalho e ver seu avatar pela empresa e receber uma caneca com esta imagem e com a frase que você formulou sobre o que é ser um ROITER. Me senti valorizada e pertencida à empresa, seguindo pelo mesmo caminho de todos, em equipe”, conta.

A ação incentivava ainda os colaboradores a tirarem fotos e vídeos e compartilharem nas redes sociais com as hashtags #ROITLovers e #OrgulhodeserRoiter, sendo que o post com mais curtidas seria premiado com uma TV. Assim, o sentimento de satisfação dos funcionários com a organização foi divulgado nas mídias sociais, atingindo ainda mais pessoas.

A gerente de Marketing da ROIT ressalta o sucesso e os resultados alcançados. “Muitos compartilharam seus avatares no Facebook e Instagram. Essas ações permitiram que criássemos um vínculo cada vez maior com cada colaborador. Eles realmente vestiram a camisa e levaram este carinho pela empresa às mídias sociais, interagindo com os amigos de uma maneira descontraída, o que impulsionou nossa visibilidade atraindo, inclusive, novos clientes”, revela. 

Realizar ações voltadas especificamente para os funcionários é uma das peças-chave para integrá-lo à empresa. Mantê-los felizes e engajados melhora o clima organizacional, a qualidade dos serviços e a produtividade. Sem mencionar que os colaboradores se tornam bons representantes da empresa, o que fortalece ainda mais a visibilidade da marca.

Quer aumentar o vínculo entre os funcionários e a sua empresa? Invista em marketing interno e desperte o sentimento de pertencimento em seus colaboradores.

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