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Elimine todos os erros da gestão de benefícios da sua empresa

Publicado em 03/03/2022
Elimine todos os erros da gestão de benefícios da sua empresa

Não é por acaso que chamamos os programas de incentivo aos(às) colaboradores(as) de “benefícios”. Eles trazem inúmeras vantagens tanto para a equipe quanto para a empresa. Entre os principais, a motivação, a produtividade, a redução da rotatividade (turn over), a atração e a retenção de talentos.

Contudo, os(as) gestores(as) de RH podem cometer equívocos que podem fazer com que todo o investimento e planejamento vão por água abaixo, fazendo com que os objetivos não sejam alcançados, desperdiçando recursos e, pior ainda, prejudicando a saúde financeira da organização.

Para evitá-los, veja a lista com os 7 PRINCIPAIS ERROS NA GESTÃO DE BENEFÍCIOS:

1. Não pensar a longo prazo. Para que a sua empresa tenha êxito na gestão de benefícios, é fundamental pensar a longo prazo. Não foque apenas em efeitos imediatos, faça um estudo dos impactos e dos benefícios para avaliar a estratégia abordada.

2. Não estabelecer regras claras e não comunicá-las Não estabelecer regras claras e não comunicá-lasNada pior do que ter colaboradores(as) confusos(as) ou com a sensação de que foram injustiçados(as), gerando um clima ruim, ao invés de trazer os resultados esperados de uma política de benefícios.

Leia mais: Vale a pena contratar benefícios? 

3. Dar pouca importância para quem está chegando  Se os(as) funcionários(as) recém-chegados(as) demorarem a ter acesso aos benefícios, eles(as) podem ficar desestimulados(as) logo no início. Outra dica importante é ouvir a opinião dessas pessoas sobre o pacote oferecido para que sua empresa tenha valiosos insights e mostre interesse nos novos talentos. Vale ressaltar também que o benefício deve ser cancelado logo após o(a) colaborador(a) deixar de fazer parte do quadro.

4. Ignorar o que diz a lei Siga o que diz a legislação e também o que os acordos coletivos de classe determinam como obrigatórios.

5. Desconhecer as necessidades dos(as) colaboradores(as) Antes de determinar ou atualizar o pacote de benefícios, ouça o que a sua equipe tem a dizer. Isso deixará o processo mais transparente e simples para encontrar o pacote que mais se adeque à cultura e situação financeira da empresa.

6. Não manter o diálogo com a empresa de benefícios Você pode contar com uma empresa parceira para a gestão de benefícios, mas é fundamental que a liderança ajude a entender como está a utilização desses recursos.

7. Fazer a gestão manualmente Não utilizar um software para a gestão de benefícios pode custar muito dinheiro e tempo, pois fazer tudo manualmente é muito trabalhoso e sujeito a falhas humanas.

Leia mais: O que oferecer como premiação na sua empresa?

E agora?

Identificou algum desses erros na gestão de benefícios da sua empresa e quer saber como solucioná-los? Baixe agora o e-book elaborado pela equipe da Multibenefícios. Se preferir, ligue 3004-2022 e converse com os nossos especialistas!

Com ele, você vai saber tudo o que precisa para ter SUCESSO na gestão de benefícios da sua empresa em 2022.

Aproveite para conferir as melhores sugestões para seu programa de incentivos. Opções personalizáveis para conquistar todas as pessoas da sua empresa.

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